segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolinho de bacalhau

Bem, vamos lá para as nossas receitas. No último domingo, dia 30, fiz bacalhoada para o almoço, prato preferido do meu pai.

Normalmente quando tem bacalhau, não pode faltar também o bolinho de bacalhau. E hoje vou dar destaque para ele, que é muito saboroso.

A receita do meu bolinho de bacalhau é do livro da Dona Benta. Ganhei esse livro de receitas do Cris antes de nos casarmos, há quase 18 anos. (Ele realmente não confiava em mim na cozinha...rs...). Apesar da facilidade hoje em dia da internet, ainda o utilizo como um guia de receitas.

Na verdade, nesse livro tem diferentes maneiras de fazer o bolinho de bacalhau. Eu acostumei a fazer uma mistura de duas das receitas. Vamos lá..


Ingredientes

  • 300 gr de bacalhau
  • 300 gr de batata cozida e espremida
  • Alho, cebola, salsa, cebolinha verde, coentro
  • ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • ¼ xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • Azeite

Modo de preparo

Deixe o bacalhau de molho por pelo menos 24 horas. Afervente-o, tire os espinhos e passe-o pelo triturador.

Aqueça um pouco de azeite, frite dois dentes de alhos amassados e uma cebola pequena ralada e depois acrescente o bacalhau. Deixe por uns três minutos e junte a batata, mexendo bem.

Em seguida, acrescente a salsa, a cebolinha verde, o coentro, a manteiga, o leite e o ovo. Depois junte a farinha. (não pode ficar muito mole, se necessário acrescente mais um pouquinho de farinha, caso contrário não dá para enrolar)

Deixe esfriar, enrole e frite em óleo bem quente. 

Ah, na decoração da mesa do almoço de domingo pensei em fazer algo que lembrasse o Dia das Bruxas (Halloween), comemorado em 31 de outubro.

Como enfeite, coloquei flores naturais em uma chaleira de louça, e nela o Cris desenhou, com cartolina, a cara de um “monstrinho”. Foi uma ideia simples, mas acho que ficou legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;