domingo, 4 de março de 2012

Tiramisù

O Tiramisù é um refrescante clássico pavê italiano, cujo nome significa algo como me escolha. Muitas são as histórias que contam a origem do famoso doce, muitas regiões da Itália se consideram criadoras do doce - a Região de Piemonte, a Lombardia, Veneto e até a Toscana se proclama como a pátria da origem do Tiramisù.

De todas as lendas referentes à origem do Tiramisù, aquela que é a mais provável é a que diz que a origem do famoso doce vem da Toscana, aproximadamente nos anos de 1600 na cidade de Siena. Aparentemente, o Tiramisù nasceu em Siena, por ocasião da visita naquela cidade do Granduque de Toscana, Cossimo III, que era famoso por gostar de doces.

Os tradicionais "Pasticcieri" (uma espécie de doceiros, boleiros) de Siena, decidiram inventar um novo doce para celebrar a visita do granduque de Toscana e assim nasceu o Tiramisù que primeiramente foi chamado de "Zuppa del duca". Cossimo III se apaixonou pelo sabor do delicioso doce e assim decidiu levar a nova receita para Firenze.

A lenda conta ainda que o tiramisù se transformou no doce predileto das cortesãs devido às suas propriedades afrodisíacas. Dessa forma, criou-se o hábito de comer uma porção de tiramisù antes de cada encontro amoroso.



Vamos lá, anote os ingredientes

  • 3 gemas peneiradas
  • 150 g de açúcar
  • 700 g de queijo cream cheese
  • 3 claras batidas em ponto de neve
  • 300 ml de café forte sem açúcar
  • 1/3 xícara (chá) de conhaque (pode ser cachaça ou uísque)
  • 2 caixas de biscoitos champagne
  • cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo

Numa batedeira bata 3 gemas peneiradas com 150 g de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente 700 g de queijo cream cheese e bata. Desligue a batedeira e incorpore levemente (no creme) 3 claras batidas em ponto de neve. Reserve.

Num recipiente raso misture 300 ml de café forte sem açúcar com 1/3 xícara (chá) conhaque. Molhe os biscoitos champagne, um por um, nesta mistura.

Montagem

Numa fôrma retangular (22cm X 35 cm) coloque uma fina camada do creme de queijo, depois os biscoitos embebidos no café. Cubra com outra camada do creme.. Faça novamente outra camada de biscoitos embebidos no café e finalize com uma camada do creme.

Leve para gelar por mais ou menos 4 horas.
Na hora de servir, polvilhe cacau em pó.

Originalmente, o Tiramisù é feito com queijo mascarpone, mas também pode ser feito com cream cheese, por ser mais barato e o efeito ser semelhante.

O mascarpone é um queijo muito cremoso, italiano originário da região da Lombardia, e é conseguido através de uma mistura de leite de vaca (alimentadas com uma ração especial de ervas e flores) e uma solução de ácido tartárico.

Um comentário:

  1. Olá Olinda, tudo bem? É a Camila, nos conhecemos no curso do Senac e você havia me mandado um e-mail compartilhando o seu blog faz um tempo (bastante tempo para falar a verdade, ai que vergonha), até já tinha entrado antes, mas acabei não comentando, gostei bastante do site, está super organizado e bonito, já salvei nos meus favoritos e com certeza vou testar algumas receitas, esse tiramisu mesmo parece ótimo =). Quando testar algo te conto =D. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;